Resumo
Projeto final da minha graduação em Design que tem como objetivo apresentar a rica história do Vasco por meio de um ambiente virtual, buscando aproximar aqueles que ainda não conhecem profundamente o clube. Além disso, a criação desse ambiente também visa internacionalizar a marca Vasco da Gama, algo que está em sintonia com a nova realidade do clube junto à Vasco da Gama SAF.
Além de destacar as conquistas do time no futebol, o papel social desempenhado pelo Vasco há mais de 100 anos na luta contra o racismo é bastante destacado, visto que é sem dúvida o ponto central da história do clube e merece ser sempre lembrado. O projeto está disponível para acesso livre através do link abaixo:
Processo
O primeiro passo para o início do desenvolvimento do projeto foi a definição de como seria contada a história, ou seja, como o storytelling seria realizado levando em consideração a experiência do usuário.
Essa definição do storytelling ocorreu em paralelo com a construção da planta do ambiente. Experimentei estruturas circulares, lineares, abertas e até mesmo espaços com mais de um andar, porém após diversas tentativas e rascunhos, foi selecionada a opção que melhor atendia às necessidades do projeto.
O ambiente conta com cinco seções principais, e a ideia dessa estrutura era criar uma seção central que esteja em destaque comparado a outras seções. Nesse caso, a seção central aborda as origens do Vasco e sua luta contra o racismo, o que é de suma importância, pois esse tema é o ponto central da história do Vasco.

Após definir o conteúdo, a estrutura base e o storytelling, o processo de transformação do ambiente de 2D para 3D foi iniciado utilizando o Blender, onde as paredes, divisórias e um esboço dos painéis de conteúdo foram modelados inicialmente. Com a base modelada, o próximo passo foi realizar uma definição preliminar das texturas do ambiente e das seções. Essa definição preliminar de texturas permite visualizar como o ambiente começará a ganhar vida em 3D, dando uma ideia mais concreta de como as seções e os elementos interativos irão se integrar.
Após a criação da estrutura básica, foi iniciado o estudo das opções de cenografia a serem aplicadas no ambiente. A proposta era construir um cenário neutro, sem muitas interferências visuais, de forma a direcionar o foco principal para a informação que está sendo transmitida. A escolha de um tom mais escuro para as paredes e o chão foi feita para criar um contraste marcante entre esses elementos e a cenografia em si. Além da modelagem da estrutura do ambiente em si, diversos elementos também foram desenvolvidos para este projeto, entre eles, 13 modelos de uniformes do Vasco, 1 estátua simbólica de Roberto Dinamite e 1 maquete do Estádio de São Januário.
A plataforma Spatial - em conjunto com a engine do Unity - foi utilizada para armazenar e alocar o ambiente, além de adicionar o material audiovisual que é utilizada como complemento a esses elementos.









